Vendas na internet: 5 táticas que funcionam

21/07/2020

Ei, deixa a gente conversar com você um minutinho. Tem sido difícil vender ultimamente, né? A gente entende, a situação é delicada. Mas, olha, vai ficar tudo bem! #TamoJunto. E para te ajudar, preparamos esse conteúdo aqui, que vai te ensinar algumas táticas para vender mais internet. Então, entre em campo com a gente que você não vai se arrepender.

Devo me aventurar na internet?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Muitos empresários ficam relutantes em investir no ambiente online, mas essa se tornou uma tarefa primordial. Segundo pesquisa mais recente da TIC Domicílios, cerca de 127 milhões de brasileiros usam a internet, seja no celular ou computador. Ou seja, são 127 milhões de potenciais clientes pesquisando sobre os mais diversos assuntos, inclusive sobre sua marca.

 

E tem mais: após o início da pandemia da Covid-19, o número de lojas que aderiram ao e-commerce subiu 400%, saltando de 10 mil para 50 mil. Ou seja, se você ainda acha besteira ter e-commerce, saiba que seu concorrente, provavelmente, já está na web. E com tantas pessoas em casa, navegando ainda mais internet, quem você acredita que vai vender mais?

Ok, estou convencido! O que eu preciso fazer para abrir meu e-commerce?

A primeira etapa é conseguir seu domínio. Hoje, já existem diversos sites que intermediam a compra e tornam esse processo muito mais prático para quem não entende muito de web. Lembre-se que o domínio precisa ser de fácil lembrança e, de preferência, conter o nome do seu negócio. 

 

Com o domínio em mãos, você precisa verificar a plataforma que irá usar para hospedar seus produtos e realizar as vendas. Também existem diversos sites disponíveis, mas, além do valor, você precisa verificar os recursos que ele oferece de acordo com a necessidade do seu segmento de mercado. Só após essas duas etapas é que você pode fazer o cadastro dos seus produtos, que deve ser feito com muita calma, inserindo o maior número de detalhes possíveis, afinal, seu possível comprador não consegue ver o produto de perto, né?

 

Em linhas gerais, esse é o passo a passo, resumido de uma maneira bem básica. Além desse texto, recomendamos que dê uma olhada na Lei 7.926/2013, também conhecida como Lei do E-Commerce, para entender mais algumas regras. Para facilitar ainda mais, você pode contratar uma empresa especializada no assunto. Dentro do Grupo OP, empresa do qual a Olé Propaganda faz parte, temos a Websix, especialista em tecnologia, incluindo e-commerce. Dá uma olhada no site deles https://www.websix.com.br/

Chegou a hora de vender!

Entrar na internet com o seu e-commerce é a parte fácil. Agora, manter-se ativo e vender é que é o desafio. Mas com essas táticas que nós vamos te passar agora, essa tarefa vai ficar muito mais fácil e você vai ver o seu número de vendas aumentar gradativamente. Confere só!

Tática 1: Descubra seus diferenciais e aposte neles

Toda marca tem um diferencial. Algumas produzem produtos 100% sustentáveis, outras possuem tempo de entrega impecáveis e tem aquelas que possuem uma linha de produtos exclusiva. Fato é que, existe alguma coisa que torna a sua empresa diferente e é esse ponto que você precisa destacar.

 

E como descobrir seu diferencial? Existem diversas opções, mas a melhor delas ainda continua sendo conversar com seus clientes. Você pode fazer isso através de pesquisas de satisfação, pode analisar comentários nas redes sociais da sua empresa ou simplesmente conversar particularmente com clientes mais fiéis. O importante é coletar esses dados e chegar a um denominador comum. 

 

Após isso, você pode direcionar sua estratégia de venda baseado nisso. Por exemplo, se o seu diferencial é o tempo de entrega, você pode produzir peças nas redes sociais e banners para o seu site que destaquem essa qualidade. Também pode promover promoções do tipo “entregamos em sete dias ou receba seu dinheiro de volta”. Esses tipos de ações aliadas a boas recomendações do cliente geram uma associação positiva com sua marca.

Tática 2: Use e abuse dos canais de comunicação

Atendimento é tudo. E em um mundo cada vez mais diversificado, é natural que existam diversos tipos de plataformas de comunicação para conversar com mais diversos tipos de público. Então, é essencial que, em primeiro lugar, você conheça qual é o seu público-alvo e consequentemente, os tipos de canais de comunicação que ele usam. Algumas opções são:

 

  • Chats

  • Telefone

  • WhatsApp

  • Redes Sociais

  • E-mail Marketing

  • SMS

  • Entre outros

 

Fato é que, quanto mais variedade, agilidade e empatia na comunicação, maiores são as chances de você atrair mais clientes e aumentar o número de vendas na internet. 

Tática 3: Anuncie!

Uma palavra com um poder imenso! Não dá para simplesmente fazer seu site e aguardar os clientes virem até você. Pense assim: a internet é um grande shopping center, se sua vitrine não for atrativa, o cliente passa reto sem entrar na sua loja. Então, o anúncio é uma ferramenta poderosa e necessária. 

 

E onde anunciar? Dentro da própria internet. Afinal, não adianta fazer um e-commerce e produzir panfletos para falar do seu novo site. São meios diferentes para públicos diferentes. Algumas opções são as redes sociais. No Facebook e no Instagram, por exemplo, é possível integrar sua loja virtual direcionando seus clientes para fazer compras no seu site. Google Ads é uma ótima opção de anúncio, pois posiciona seu site para ser encontrado mais facilmente dependendo dos termos pesquisados. Enfim, não basta só ter uma loja virtual, você tem que anunciar!

Tática 4: Associe uma estratégia de vendas com o conteúdo

Ainda falando sobre publicidade, sabe uma ideia bem equivocada que os empresários têm? De que apenas anúncios de produtos são o suficiente para vender. Depois, quando chega o resultados das vendas, eles não conseguem entender o que aconteceu. Pois é, apesar dos anúncios funcionarem muito bem em situações específicas, eles não são suficientes para fidelizar o cliente, afinal estão lidando com as dores momentâneas e não fazem um trabalho de enraizar sua marca como solução permanente para seus problemas. Apenas o Marketing de Conteúdo é capaz de fazer isso.

 

Aliás, já escrevemos um conteúdo sobre esse tema aqui no blog. Clique aqui para dar uma olhada. Fato é que, mesmo sendo e-commerce, investir em Marketing de Conteúdo é ideal para educar o mercado, demonstrar os benefícios e diversos usos do seu produto e tornar potenciais leads em clientes fiéis que gostam da sua marca.  

Tática 5: Invista no seu site

Você é daquelas pessoas que acham que é só fazer seu site e depois não precisa se preocupar? Nananinão, é necessário investir em melhorias constantemente. Você sabia que quanto mais elementos desnecessários seu site possui, mais ele demora para carregar e as chances de seu cliente desistir da compra é grande? Outro item que pode causar desistência é a complicação na compra. Muitas etapas e burocracia na compra cansam o cliente e aí nem precisa falar do resultado, né?

 

Existem muitas formas de otimizar seu site. Uma delas, por exemplo, é colocar informações claras, curtas e precisas, para evitar o excesso de texto. Uma outra dica bem legal é investir em um layout leve. Veja que nós dissemos leve, não simples, afinal, ele precisa ser atrativo e convidativo o suficiente. Também fique de olho na resolução das imagens. Ela não deve nem ser alta demais, a ponto de dificultar o carregamento, e nem baixa demais, a ponto de não poder enxergar o produto. Uma resolução ideal fica em torno de 600x600 a 1200x1200.

Isso tudo está parecendo uma missão impossível?

Para sua sorte, a Olé Propaganda conta com uma equipe de profissionais que gosta de um desafio. Em parceria com a Websix, que já citamos anteriormente, podemos te entregar uma loja virtual funcional aliada a uma estratégia de vendas que funciona, levando em consideração três etapas: Imersão, Definição e Transformação. Quer saber mais? Acesse nosso site www.olepropaganda.com.br ou entre em contato conosco pelo telefone: (42) 3220-7676.